Basicamente uma página dedicada às dúvidas que eu tive quando comecei a assistir animes e a ler mangás.  

ESCLARECIMENTOS

Sistema de Ensino - Japão:

 

Ensino Fundamental ou Primário (6-11) - Obrigatório:

1º ano                         1º ano 

2º ano                         2º ano

3º ano                         3º ano

4º ano                         4º ano

5º ano                         5º ano

6º ano                         6º ano

 

Ensino Médio ou Ginasial (12-14) - Obrigatório:

1º ano                         7º ano

2º ano                         8º ano

3º ano                         9º ano

 

Ensino Secundário ou Colegial (15-17) - Opcional:

1º ano                         10º ano

2º ano                         11º ano

3º ano                         12º ano

Primária

 

 

2ºCiclo

 

 

 

 

3ºCiclo

 

 

 

 

Secundário

Filler

É um episódio ou arco que foi criado exclusivamente para o anime, não existindo no mangá. Podem ser escritos ou não pelo autor do mangá. Normalmente são utilizados para o anime não alcançar o mangá de forma a existir sempre material para adaptar.

Semi-Filler

É um episódio ou arco que contem partes baseadas no mangá e outras originais. Segue mais ou menos as mesmas "regras" que o Filler.

Cannon

É um episódio ou arco que segue fielmente ou quase a história original do mangá. Ou seja, o antónimo de Filler.

Gaiden

É um episódio que conta uma história paralela que na maioria das vezes não afeta a principal. Pode contar um facto do passado, do futuro ou uma história que não tenha nenhuma relação com a principal mas que de alguma forma esteja ligada. Também pode completar a biografia de um personagem, ou seja, um spin-off (quer seja cannon ou não) No entanto, algumas histórias são recontadas na perspectiva de um personagem diferente, semelhante ao de um flashback.

SFX

Quando aparece num mangá a sigla SFX significa Sound Effects em inglês, ou seja, os efeitos sonoros ou onomatopeias.

Alguns Significados

S

Refere-se ao "S" de sádico, ou seja, uma pessoa que gosta de humilhar as outras pessoas.

M

Referência ao "M" de masoquista, ou seja, uma pessoa que gosta de se magoar ou que o magoem (quer psicologicamente quer fisicamente), expondo-se frequentemente a situações propicias a isso acontecer.

Moe

É um termo que originalmente se refere a um interesse em particular para personagens femininas descritas como "fofas" ou "adoráveis".

Mangaká

Refere-se a um artista de banda desenhada japonesa (mangá).

Tankoubon

Basicamente é o volume de um certo mangá. Existem mais formatos de mangá, mas não os vou especificar a todos.

4-koma mangá ou Yonkoma mangá

É um formato de mangá cujas vinhetas consistem em 4 ou mais tirinhas de tamanho idêntico podendo estar organizadas na horizontal ou vertical. (Exemplo aqui)

Divisão Administrativa do Japão

Apenas disponível na versão para pc

Géneros

ECCHI

É um género em que existe um leve apelo sexual. Por exemplo, quedas com cuecas a verem-se, peitos grandes entre outros.

SMUT

É um género entre o ecchi e o hentai. Não contem cenas de sexo por assim dizer "pormenorizadas", mas percebe-se que as personagens estão a fazê-lo. 

HENTAI

É um género que é equivalente a pornografia, mas aparente com uma história e sentimentos retratados (?), só que com uma descrição demasiado pormenorizada de certas coisas. É associado a revistas, animes e mangás adultos, tanto que se repararem em algumas fansubs costuma aparecer uma separador só para hentai, resumindo para maiores de 18.

SHOUJO

É direcionado principalmente para raparigas dos 12 aos 18 anos, apesar de também ser apreciado por outras faixas etárias e géneros. Apesar de envolver uma grande quantidade de temáticas, a mais comum é o romance.

SHOUNEN

É direcionado para rapazes entre os 12 e os 18, apesar de, tal como o shoujo, também ser apreciado noutras idades e géneros. Igualmente ao shoujo, também engloba uma grande variedade de temas, mas os mais comuns são o desporto, a ação e a aventura.

SHOUJO-AI

Também conhecido como Girls Love. Trata de relações românticas leves entre mulheres. Normalmente retratado como uma amizade mais profunda. É direcionado para qualquer público, inclusive o infantil.

 

(PEQUENA NOTA: Pelo menos eu achava que era assim. A minha BFF que está a tirar o curso universitário de japonês em Londres - por isso suponho que saiba mais que eu -  diz que este termo é e passo a citar "SHOUJO-AI IS NOT GIRLS LOVE! IT MEANS LITTLE GIRLS LOVE AKA PEDOPHILIA OMG DON'T EVER SAY THAT EXPRESSION AGAIN" por isso, não sei se devem usar. Para prevenir usem o Girls Love XD)

SHOUNEN-AI

Também conhecido como o popular BL ou Boys Love. Trata de relações românticas leves ou insinuadas entre homens. Normalmente retratado como uma amizade mais profunda. É direcionado para qualquer público, inclusive o infantil.

YURI

Trata de cenas de sexo explicitas entre mulheres.

YAOI

Trata de cenas de sexo explícitas entre homens.

JOSEI

É direcionado para o público feminino adulto. São geralmente histórias da vida adulta com foco no quotidiano feminino, mostrados de forma mais realista, enquanto os mangás shoujo apresentam romances idealizados. O estilo do traço usado geralmente é mais sóbrio.

SEINEN

É direcionado para o público masculino entre os 18 e os 40. A grande diferença entre shounen e seinen está nos temas e no conteúdo maduro. Algumas histórias de seinen possuem personagens em idade típica de shounen, como personagens em idade escolar, mas os temas são mais maduros, geralmente contendo sexo e violência, que não são adequados em revistas infanto-juvenis, passando também por conteúdos políticos,económicos e universitários.

KODOMO

Feito especialmente para crianças. Em geral os mangás kodomo possuem atividades como páginas para colorir, labirintos e jogos. Também possuem histórias fechadas ou com arcos muito curtos, pois as crianças pequenas tem dificuldade para acompanhar histórias elaboradas, além de pussuírem desenho e narrativa simples.

ISEKAI

Considera-se Isekai quando os personagens são transportados para outro mundo ou realidade, quer seja por reencarnar/reviver noutro mundo após morrer, quer seja por ser transportado por algum meio (por exemplo para dentro de um jogo ou assim).